Projeto A-1
Gerador de energia livre por desestabilização magnética.
Objetivo : Desestabilizar um eixo (rotor) através da repulsão magnética dos ímãs que estão no estator (fixo) e a partir disso dimensionar a capacidade de geração de energia mecânica, elétrica e térmica.
Aplicações : Vasto campo de aplicação sobretudo na área energética e térmica. Sustentável, não poluente, disponível.

Ímãs : Além dos tradicionais ímãs de ferrite existem no mercado ímãs super potentes, considerados súper-ímãs, que pertencem a categoria 'terras raras' e são chamados ímãs de neodímio. Para se ter uma idéia da força magnética desse ímã pense que um ímã de 1cm³ é capaz de segurar uma massa de 3,5 KG. Existem vários formatos e tamanhos. O ímã funciona como uma esponja de elétrons captados da atmosfera e são esses elétrons que causam a repulsão magnética, ocorre que esse é um recurso inesgotável, não poluente, e contrariamente ao que muitos pensam há transferência de energia sim, os elétrons são constantemente recarregados pelos ímãs.
Ímãs de Neodímio - vários formatos e tamanhos. |

O Gerador :é composto de rotores e estatores de modo que os pólos iguais do ímã fiquem alinhados com o mesmo pólo para causar a desestabilização do eixo e consequentemente produzir um giro. Um experimento mostrou que um rotor com 12 pólos feito com o perímetro mínimo, portanto 30º entre um ímã e outro, apresenta pontos de interrupção em 15º. Isto sugere a necessidade de uma segunda fase (segundo rotor) com uma defasagem de 15º para suprimir qualquer ponto de interrupção e permitir que o eixo gire livremente. Por se tratar de uma força extremamente poderosa, o gerador deve ser construído com muita resistência e precisão, sendo portanto necessário a usinagem da peça.
![]() |
| Rotores com defasagem angular |
Pesquisa : Esse projeto tem que ser capaz de descrever as propriedades de desestabilização estabelecendo relações com suas dimensões. No protótipo A-1 a dimensão do ímã foi quem determinou o perímetro do rotor e consequentemente do estator. Existem muitas perguntas que não podemos responder, como qual seria o comportamento com 6 polos ? e com 18, e quantas fases, qual é o ideal?quanta energia produz? qual a vida útil ? e etc. Essas são as perguntas que temos que responder através de experimentos. Podemos pensar em produção de energia elétrica de baixa voltagem. Nesse caso uma célula seria suficiente para carregar um smartfone, ja que esse funciona com apenas 5volts. Progredir no desenvolvimento no sentido de buscar autonomia familiar. E continuar...
| Campo Magnético dinâmico em 3D. |
Desenvolvimento :O engendramento do gerador magnético com o gerador elétrico pode ser direto ou indireto. Através de uma correia ou polia podemos transferir energia do eixo magnético para o eixo do motor ou gerador, de modo que esse gere a energia elétrica, desse modo indireto. E direto caso se construa em volta do próprio eixo as bobinas e ligações para captar a energia elétrica gerada pelo movimento dos ímas no eixo magnético.
"Um sistema que possa gerar energia térmica livre é capaz de filtrar toda a água do mar !"
![]() |
| Motor Magnético Torian III |
Abaixo um esquema do Torian III com 3 Fases.
![]() |
| Esquema Torian III |
| Mu metal |
Esse link abaixo é bem interessante porque dá uma panorâmica das terras raras no planeta, sua distribuição, tendências estratégicas, valor de mercado, total de recursos etc.
| Fluxo do campo magnético |
O memorial descritivo do modelo que está sendo usinado se encontra em outro documento.
CNPq - Recurso para pesquisas
Referências Videográficas :
Abaixo alguns protótipos testados como Motor Yildiz - Turco, o Perendev - Francês, o Johnson - Americano, Hojo - Americano, de modo que falta um Brasileiro.
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver...
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver...
Beto Guedes






